quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Tertúlia Agricultura: Ricardo Bernardino Bernardo - A História de Sucesso de um Jovem Agricultor na Criação de Azininos "Burros"


“ A Agricultura é uma das principais riquezas do país, mas não está a ser utilizada de forma correcta devido à falta de apoio, problema extensível a outros países” - Ricardo Bernardino Bernardo

O Dr Ricardo Bernardino Bernardo (Médico Veterinário) contou-nos a sua história na área da Criação de “Azininos”. Referiu diversas vezes que olhava para os “burros” de uma forma diferente daquele que existia antigamente. Outrora, os “burros” eram utilizados para lavrar as terras, mas hoje devido à modernização do sector agrícola, a sua importância produtiva diminuiu drasticamente. Como reflexo disso mesmo, a vontade de conservar estes animais diminui de forma abrupta, chegando mesmo ao ponto de colocar em causa a continuidade da espécie.

À sua vontade de contribuir para a preservação da espécie, acrescestou o aproveitamento de outras pontecialidades dos “burros”, apostando na azinoterapia e azinoanimação.

Esta sua aposta neste ramo do sector agrícola permite-lhe neste momento concretizar o sonho de fazer algo que gosta na terra que o viu nascer, Moimenta da Beira.

A empresa conta com três anos de actividade e este jovem agricultor afirma sem hesitações que a sua actividade é rentável. Rentável ao ponto de considerar que caso quisesse exercer a sua actividade de Médico Veterinário nesta zona do País, a rentabilidade do seu trabalho sería consideravelmente menor!

Termina a sua exposição afirmando considerar vital que todos os concelhos apostem na fixação dos seus jovens.

A importância desta exposição reside na fascinante história que o Ricardo nos trouxe. São estes exemplos que fazem acreditar todos os jovens que há um potencial muito grande para explorar nas terras do Interior.

A agricultura e a ruralidade fazem parte do DNA do nosso concelho. Negá-lo é negar as nossas raízes, a nossa essência e hipotecar um sector que tem tudo para ser um dos pilares de desenvolvimento e ressurgimento do concelho de Fornos de Algodres no panorama regional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares