sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Balanço de 2010 - É melhor acender umas velas, do que amaldiçoar a escuridão!

Caros camaradas,
é chegada a hora de fazer o balanço do ano de 2010.

As primeiras palavras desta estrutura são de gratidão e reconhecimento para com todos os homens e mulheres que defenderam ao longo da história, os valores e ideais que norteiam o Partido Socialista por terras de Fornos de Algodres. Temos a noção de que a vossa luta foi e é difícil, desigual, por vezes angustiante, mas não tenhais a menor dúvida, que essa é a nossa maior inspiração para conseguirmos atingir um desígnio que nos é comum,

DESENVOLVIMENTO DE FORNOS DE ALGODRES E A RECONQUISTA DO BOM NOME DO NOSSO CONCELHO.

De Junho a Dezembro de 2010 apresentamos como marcas da nossa acção:

DESPORTO/CULTURA
• Festa da Juventude Socialista no Café “Conselheiro Bar”, de modo a assinalar o nosso início de actividade.

• Festa da Juventude Socialista no Café “O Pinóia” em Figueiró da Granja.

• Organização do Torneio Taça do Concelho em parceria com a equipa “Os Pelezinhos” de Figueiró da Granja, equipa detentora da responsabilidade de organizar o torneio.

• Elaboração do novo logótipo da Juventude Socialista de Fornos de Algodres.

APOIO SOCIAL
• A totalidade dos lucros do Torneio Taça do Concelho foi convertida em vales de comparticipação das vacinas Prevenar e Synflorix para todas as crianças de idade inferior a 2 anos à data de 31 de Julho de 2010.

• Lançamento em associação com a Federação Distrital da Guarda da JS da Campanha “JOVEM SOLIDÁRIO” (recolha de roupas, brinquedos, livros, etc, para entregar a uma instituição local que distribuirá o material recolhido às crianças mais necessitadas do concelho) em época natalícia.

ACÇÃO POLÍTICA
• Crescimento exponencial do número de militantes da estrutura (de 7 militantes inscritos na JS antes de Junho de 2010, passámos a um número superior a 100 militantes)

• Exposição da verdade das contas do município, nomeadamente a triste realidade de ser o município mais endividado per capita do país, à data do último ANUÁRIO FINANCEIRO DOS MUNICÍPIOS PORTUGUESES 2008.

• Reivindicação da iluminação na rua principal da Vila de Fornos de Algodres, no período das 17h30m às 18h, uma vez que a falta da mesma colocou em risco a segurança dos munícipes durante uma semana.

• Apresentação na Assembleia Municipal (15 de Dezembro de 2010) de um projecto para a criação do Conselho Consultivo da Juventude em Fornos de Algodres.
• Realização do acto eleitoral referente à eleições dos órgãos dirigentes da Concelhia da Juventude Socialista de Fornos de Algodres.

• Organização de uma Conferência na área da Saúde – “Planeamento Familiar e Contracepção – Prevenção de Problemas Sociais”.

É com orgulho que recordamos estes seis meses e com garra e determinação que olhamos para o futuro. Desde cedo nos colocaram problemas ao desenvolvimento da nossa actividade, porque para alguns os interesses partidários estiveram, estão e estarão à frente dos interesses dos munícipes. Mas a verdade é que a transparência, a autenticidade e a convicção de todos os jovens que fazem parte da Juventude Socialista de Fornos de Algodres tornou possível seguir o rumo previamente definido.

Citando Friedrich Nietzsche
“Tudo o que não nos destrói, fortalece-nos”.

Desejamos a todos os fornenses um excelente ano de 2011, na certeza de que a Juventude Socialista continuará a acender algumas velas em prol do desenvolvimento do nosso concelho e na defesa de melhores condições de vida para as gentes de Fornos de Algodres!

Secretariado Concelhio da Juventude Socialista de Fornos de Algodres

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Comunicado Juventude Socialista de Fornos de Algodres


Fornos de Algodres, 27 de Dezembro de 2010

A Juventude Socialista emite este comunicado de modo a esclarecer os cidadãos relativamente aos seguintes pontos:
1. O nosso projecto político assenta num movimento genuíno assente nos valores que norteiam o Partido Socialista, sendo nosso objectivo servir o concelho sem dele nos servirmos.

2. É com orgulho que damos a possibilidade de criticar as nossas actividades a algumas forças políticas existentes no nosso concelho. Só os que agem estão habilitados para mudar o futuro. Não contem connosco para emitir comunicados em épocas festivas, apenas e somente porque é tradição fazê-lo.


3. Há quem nos acuse de exibicionismo à custa da solidariedade. É importante que fique bem claro que a Juventude Socialista NUNCA, repetimos NUNCA, distribuiu de forma directa qualquer apoio social que tenha recolhido nas duas campanhas que lançámos “Comparticipação das Vacinas Prevenar ou Synflorix para todas as crianças do concelho de idade dos 0 aos 2 anos” e a “Campanha Jovem Solidário” (campanha de recolha de roupa de criança, brinquedos, livros, etc. a ser distribuídos por uma instituição a todas as crianças carenciadas do nosso concelho). Orgulhamo-nos da forma como a sociedade olhou para estas duas campanhas sociais e percebeu claramente que iam muito para além daquilo que é o interesse partidário. Os que não entendem isto, não vale a pena explicar…porque está provado…não iriam compreender!

4. Assinalamos o facto de para alguns as actividades lúdicas apenas serem permitidas em campanha eleitoral, porque nessa altura o que interessa é o convívio com aqueles que durante quatro anos nunca estiveram presentes. É um ritual de saudosismo que rejeitamos em absoluto! Continuaremos com actividades lúdicas sempre que as mesmas se justifiquem, pois são uma forma de aprofundar o relacionamento das pessoas e da nossa organização com a sociedade.

5. Não contem com a Juventude Socialista para criticar blogues utilizando um blogue, ou criticar os comentários anónimos em blogues onde são permitidos comentários anónimos. A seriedade da nossa acção obriga a que tenhamos um blogue sério, o que obriga a um grande trabalho ao nível da moderação dos comentários, mas tal como anteriormente…só os que agem estão habilitados para mudar o futuro!

6. Escrever que sempre tivemos e teremos orgulho em dizer “Sou de Fornos de Algodres” é algo que qualquer um pode escrever, mesmo que nunca o tenha verdadeiramente sentido. O orgulho sentido provém das nossas raízes, mas só aqueles que nunca o sentiram podem ficar indiferentes ao arrastar do nome do nosso concelho pela lama de todas as conversas de gestão autárquica por esse país fora. Somos o exemplo do que não se deve fazer para todas as autarquias deste país, e se alguns sentem nisso orgulho, nós jamais partilharemos tal sentimento.

Deixamos apenas uma frase que a nós nos envergonha mas a alguns parece orgulhar, de um ex-líder do PSD, o Dr. Luís Filipe Menezes quando questionado sobre o endividamento da sua autarquia (Vila Nova de Gaia),

"Não se pode comparar Gaia com Fornos de Algodres e a Vidigueira” – em
http://forumemprego.net/topic/luis-filipe-menezes-anuncia-protocolo-que-vai-criar-1000-empregos

A nossa acção permite aos jovens que estão no projecto da JS ter orgulho em ver o nome de toda a estrutura, o nome do concelho, e não desta ou daquela figura serem destacados pela positiva em encontros de âmbito nacional. É deste orgulho que falamos, do orgulho em agir na sociedade de forma criativa, pioneira, inovadora marcando um tempo que parecia condenado ao abismo, mas que será certamente apenas o início de um brilhante futuro para o nosso concelho.
Daí que seja nosso objectivo aprofundar este sentimento, de modo a que cada vez mais fornenses possam dizer alto e com mais convicção:

“Tenho Orgulho em Dizer - Sou de Fornos de Algodres”

A nossa acção política (feita por nós e não delegada em terceiros) será sempre feita próxima das pessoas, uma vez que a nobreza do acto político é medido em função da sua capacidade para encontrar soluções face às necessidades das populações.

Terminamos este comunicado com uma pequena citação de Eduard Bernstein:

“Os Homens têm cabeça, logo podem agir como quiserem”

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Winter Fest - Em duas palavras...UM SUCESSO!

Caros Camaradas,

decorreu este fim-de-semana(17,18 e 19 de Novembro) o Winter Fest da Juventude Socialista em Manteigas.

A organização do evento ficou a cargo das Federações da Guarda e Castelo Branco.

O evento foi excelente, uma vez que tornou possível conjugar a vertente política do evento com a sua vertente lúdica, nomeadamente através da promoção do convívio e aprofundamento de relações entre os presentes.

A concelhia de Fornos de Algodres esteve mais uma vez presente.

A todos os que contribuíram para o sucesso desta iniciativa e que nos proporcionaram este fantástico fim-de-semana o nosso muito obrigado.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Assembleia Municipal - 15 de Dezembro de 2010

Caros camaradas, realizou-se ontem quinta-feira (15 de Dezembro) a última Assembleia Municipal de 2010.

O Sr Presidente da Câmara resumidamente apresentou os seguintes pontos de interesse geral:

- A verba a atribuir à A.D.F.A passou a ser de 4000€ em vez de 5000€ /ano previamente estabelecidos, em virtude das restrições inerentes ao PEC no que diz respeito às contas dos municípios. Informou ainda que nenhum mensalidade foi transferida, uma vez que aguarda que a A.D.F.A. apresente as contas da última época aprovadas, a acta da tomada de posse dos novos corpos directivos assim como uma declaração de não dívida à segurança social. Até aqui estamos plenamente de acordo com a tomada de posição do Sr Presidente. No entanto quando o mesmo afirmou não saber como estaria a sobreviver a desportiva sem estas verbas, uma vez que, segundo o que tem ouvido por aí, as dívidas são muitas, aqui estamos em plena desacordo. Ora um Presidente da Câmara emitir uma opinião segundo aquilo que ouve por aí, é representativo da forma desinteressada e distante como olha neste momento para a A.D.F.A. Ao longo dos últimos dois anos houve inúmeras assembleias da A.D.F.A, sem que o Sr Presidente tenha marcado presença, nem mesmo quando tinha o cargo de Presidente do Conselho Fiscal. Mais, se tem dúvidas, tem toda a legitimidade para convocando o presidente da A.D.F.A, o confrontar pessoalmente com as suas dúvidas e assim poder emitir uma opinião devidamente fundamentada.

- Anunciou que o Hotel em Fornos de Algodres será mesmo uma realidade no próximo ano, insinuando que haveria membros do partido socialista que andariam pelos cafés a falar do que não sabiam e que seriam contra a construção do Hotel. Deixamos aqui clara a nossa posição: Somos completamente a favor do Hotel , sendo importante a bem da transparência do processo, que o executivo vá prestando conta aos vereadores da oposição, dos valores que vão sendo gastos pelo município ao longo de toda a construção.

- Ainda em relação ao Hotel, anunciou que o projecto Termas de São Miguel foi aprovado pelo Instituto do Turismo, um investimento privado de 8 milhões de euros. Congratulamo-nos com este anúncio, no entanto aguardaremos por mais informações para emitir uma opinião formal sobre a matéria.
- Informou o Sr Presidente que afinal o valor do arranjo da rotunda na zona industrial é de 20mil euros, remetendo para o blog do partido socialista de fornos de algodres a história desta obra(http://ps-falgodres.blogspot.com/2010/11/os-vereadores-do-partido-socialista-no.html#comments). Aqui fica mais uma vez clara a importância que os vereadores do partido socialista têm na defesa do município.

- Informou ainda que não teve qualquer responsabilidade em relação à falta de iluminação na vila de Fornos de Algodres, uma vez que, segundo ele, é do conhecimento público que a EDP demora normalmente uma semana a dar resposta ao pedido de alteração do horário. Referiu ainda o seguinte "quando me falaram nesse problema até tive medo de sair da câmara, uma vez que temi chocar com algum habitante devido à falta de iluminação na vila". Compreendemos a forma como "gozou" literalmente com a situação, uma vez que ver o Sr Presidente a movimentar-se a pé pela Vila de Fornos de Algodres...só mesmo de quatro em quatro anos em período eleitoral. Andando de carro...é difícil ter a noção do perigo que esta situação gerou a todos os munícipes.

O Coordenador da Juventude Socialista, na sua intervenção fez menção aos seguintes pontos:

1 - Endereçou os parabéns ao recém eleito vice-presidente da JSD, Hugo Miranda, uma vez que para o concelho de Fornos ter jovens próximos dos centros de decisão pode ser uma mais-valia para o concelho.

2 - Fez sentir ao Sr Presidente a sua indignação pela forma como o mesmo encarou o problema da falta de iluminação. Fez ainda menção ao facto de sabendo o Sr Presidente que a EDP demoraria uma semana para dar resposta ao pedido de alteração do horário, porque não enviou o mesmo com a antecedência de 2 ou 3 semanas, precavendo assim o problema.

3- O deputado do CDS-PP, Rafael Torres, referiu que seria importante requalificar a zona do rio, de modo a que aquele espaço se tornasse um espaço de utilização anual e não sazonal. Perante tal sugestão a JS deu conta ao Sr Presidente que seria importante a requalificação dessa zona, nomeadamente a construção de uma esplanada, uma vez tratar-se de uma obra de valor reduzido com grande implicação na dinamização do espaço.

4- Referência para que se altere o horário (passando da manhã para a noite)das assembleias, uma vez que este horário (manhã) impede a maior parte dos cidadãos de assistir à Assembleia Municipal, que sendo pública, deve estar o mais acessível possível a todos os munícipes.

5- A JS apresentou à Assembleia a proposta para a criação no município do Conselho Consultivo da Juventude. Esta proposta assenta numa maior representatividade dos jovens na vida política e na tomada de decisões que serão importantes para o seu futuro. Resumidamente o que se pretende com este orgão, é que o mesmo tenha a representatividade de todas as associação de jovens existentes no concelho (associação de estudantes, juventudes partidárias, associações juvenis do concelho, representante do agrupamento de escolas, um representante da Câmara Municipal (Presidente ou alguém delegado por ele), etc. O projecto consta do anexo, sendo importante referir que o mesmo não incorpora qualquer custo para a câmara. A proposta foi entregue na Câmara Municipal de Fornos de Algodres, aguardando a JS a apreciação do executivo.

Após a intervenção do Coordenador da JS, o Sr Presidente da Câmara, respondeu:

"Anotamos as recomendações. Não tenho mais nada a acrescentar"

Estaremos sempre presentes nas Assembleias de modo a poder dar conta das nossas posições e enriquecer o debate político no nosso concelho. Só com uma democracia participativa podemos melhorar este concelho e podem contar com a JS na procura de um futuro melhor para as gentes de Fornos de Algodres.

Cumprimentos,

Juventude Socialista de Fornos de Algodres

Anexo Proposta Conselho Consultivo da Juventude ( https://acrobat.com/app.html#d=eXRxh64IpvOEdG*bakjVLA)

sábado, 11 de dezembro de 2010

Comunicado - Eleições Juventude Socialista de Fornos de Algodres

Decorreram no dia 10 de Dezembro de 2010, das 14horas às 20horas as eleições para o Secretariado e Mesa da Assembleia da Concelhia da Juventude Socialista de Fornos de Algodres.

O processo decorreu dentro das regras e espírito democrático que está na base dos valores do Partido Socialista. Foi eleito como Coordenador Concelhio da Juventude Socialista de Fornos de Algodres, o camarada Alexandre Filipe Fernandes Lote, e como Presidente da Mesa da Assembleia Concelhia, o camarada Bruno Henrique Figueiredo Costa.

Fica em anexo a moção que foi proposta pelo coordenador eleito a todos os militantes, bem como a composição dos orgãos eleitos.

Cordialmente,

A Juventude Socialista de Fornos de Algodres

Secretariado:

Membros Efectivos:
Alexandre Filipe Fernandes Lote (Coordenador)
Carla Sofia Simão Coelho
Tiago Rafael Pratas Andrade
Marta Filipa Pinto Moreira Menano
Francisco Miguel Gomes Inácio
Jose Carlos Lopes Gomes
Catarina Sofia Bernardo Santos
Pedro Miguel Santos Costa
Rodrigo Samuel Silva Costa

Membros Suplentes:
Joana Marta Fernandes Lote
Susana Martins Gonçalves
Joana Pascoal Gonçalves Pinto
Rui Filipe Coelho Nave
Carlos Manuel Coelho Nave
Vanessa Filipa Amaral Pacheco
Bruno Filipe Ventura Costa
Pedro Miguel dos Santos Andrade
Samuel Marques de Almeida

Mesa da Assembleia:

Presidente: Bruno Henrique Figueiredo Costa
1º Secretário: Luis Miguel Cabral Pinto Moreira Menano
2º Secretário: Ana Catarina Freitas Gomes

Membros Suplentes
Pedro Miguel Matos Gomes
Magda Leonor Vieira da Silva Lourenço
Joaquim José Marques Santos

Moção Estratégica

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Campanha Jovem Solidário


A Concelhia da Juventude Socialista de Fornos de Algodres associa-se à Federação Distrital da JS da Guarda e promove o lançamento da Campanha Jovem Solidário.

Se tens livros, brinquedos, roupa de criança que queiras entregar dirige-te à Sede do Partido Socialista em Fornos de Algodres (todos os dias das 20às 21h) ou à Junta de Freguesia de Fornos de Algodres durante o seu horário de funcionamento.

Contamos contigo para o sucesso desta iniciativa.

Cumprimentos, JS de Fornos de Algodres

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

LOGOTPO DA JS - A fazer história...


Depois de muito trabalho por parte dos militantes na elaboração do logotipo, é com todo o orgulho que temos o prazer de o apresentar a toda a sociedade fornense bem como, a toda a família socialista!

Mais uma vez damos uma prova inequívoca da capacidade na juventude fornense, transmitindo uma imagem de um concelho com jovens capazes de alterar o seu destino. A todos os envolvidos o nosso...

MUITO OBRIGADO.

JS de Fornos de Algodres

"Juntos Construiremos um Futuro Melhor"

Comunicado - Quanto se poupa colocando em causa a segurança dos cidadãos?

A Juventude Socialista de Fornos de Algodres decidiu em reunião ordiária da concelhia, emitir um comunicado relacionado com a falta de iluminação na via pública em Fornos de Algodres das 17h30m às 18h,

Preocupa-nos a segurança dos nossos jovens, sobretudo os de Fornos de Algodres, que se deslocam a pé desde a Escola C+S de Fornos de Algodres até às suas casas.

Preocupa-nos os idosos que são privados de sair de casa para fazer as suas tarefas do dia a dia, uma vez que com tamanha escuridão, têm a perfeita noção que caso o fizessem colocariam em risco a sua saúde.

Preocupa-nos os comerciantes e a sua segurança.

Perante tanta preocupação, teremos de relembrar ao executivo camarário que os cidadãos têm direitos e deveres, e neste momento através de uma medida econimicista disparatada, está-se a colocar em causa direitos inalienáveis dos habitantes de Fornos de Algodres.

Compreendemos a polítia de contenção de custos que tem de ser feita pelo executivo de modo a dar resposta a anos e anos de despesismo sem qualquer estratégia, mas

JAMAIS ACEITAREMOS QUE SE COLOQUEM EM CAUSA OS DIREITOS DOS MUNÍCIPES.

Posto isto, deixamos claro que estaremos bastante empenhados até que seja resolvida esta anomalia, em defesa das gentes de Fornos de Algodres.

Cordialmente,

JS de Fornos de Algodres

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A história da dívida da Câmara em imagens, para que não existam dúvidas!

As imagens estão pequenas, no entanto aumentando o zoom da pagina a maioria delas ficarão mais visíveis. Os visitantes que não as conseguirem visualizar, têm as hiperligações de onde retirámos as mesmas no final desta entrada.

Para quem não entende o porquê da nossa preocupação, estão aqui alguns dos documentos que suportam e legitimam este nosso estado de espírito perante as contas da Câmara Municipal de Fornos de Algodres.














Deixamos ainda disponíveis em anexo os ficheiros pdf de onde retirámos estas imagens:
Anuário dos Municípios Portugueses de 2008 - https://acrobat.com/#d=JVZYsanHblXEtGmZmN-opg

Diário da República, 2.ª série — N.º 181 — 17 de Setembro de 2009 - https://acrobat.com/#d=hMGqZkd5TARuyPHLAKyfig

A Concelhia da Juventude Socialista de Fornos de Algodres

Mensagens populares