quinta-feira, 3 de março de 2011

Comunicado - Assembleia Municipal de 25 Fevereiro 2011

A Juventude Socialista de Fornos de Algodres congratula-se com a tomada de posição da bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal de 25 de Fevereiro de 2011, relativamente aos seguintes pontos:

1 - Moção apresentada pelo PSD contras as portagens na A25.

2 - Criação de uma Comissão de Acompanhamento da Comissão de Toponímia apresentada pelo CDS-PP.

Relativamente ao primeiro ponto o voto contra justifica-se pelos seguintes motivos:

1.1) Querer branquear TODA A RESPONSABILIDADE POLÍTICA DO PSD em relação a este tema é pura demagogia.

Onde estava o PSD de Fornos de Algodres quando a 22 de Junho, Miguel Relvas clarificou a posição dos sociais-democratas sobre dois assuntos: as portagens nas SCUT e os ‘chips' das matrículas. Sobre o primeiro tópico, o PSD argumenta que "ou pagam todos ou não paga ninguém". Sobre o mesmo assunto, e numa resposta a Rui Rio, que falou em "revolta no Norte", o secretário-geral do PSD reforçou que "não há portagens regionais" e que "os custos devem ser suportados pelos utilizadores e não pelos contribuintes". in http://economico.sapo.pt/noticias/psd-chumba-chips-e-quer-portagens-em-todas-as-scut_92671.html

Onde estava o PSD de Fornos de Algodres quando Rui Rio proferiu as seguintes declarações:


Onde estava o PSD de Fornos de Algodres quando Pedro Passos Coelho prestou as seguintes afirmações a 30 de Junho de 2010.

Citamos:
"é preciso saber quanto custa a discriminação positiva e em que é que se traduz, se for numa isenção não nos parece que isso faça sentido" podem ouvir em http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?did=110401.

A nossa posição relativamente a este tema é clara e inequívoca, somos contra o pagamento de portagens na A23, A24 e A25. Esta posição resulta da importância com que SEMPRE olhámos para as vias rodoviárias, como factor de desenvolvimento dos concelhos do interior, assim os mesmos, o saibam capitalizar!

1.2 - Apresentar uma Moção contra as portagens na A25 e introduzir temas como aumento da despesa primária (despesa efectiva do Estado cai 3,6 % nos primeiros dois meses de 2011, in http://economia.publico.pt/Noticia/despesa-do-estado-caiu-36-por-cento-nos-dois-primeiros-meses-do-ano_1482836), aumento do preço dos medicamentos (redução dos preços em Abril de 2011 e que só não será maior porque o Presidente da República vetou a prescrição por Denominação Comum Internacional, DCI), aumentos na saúde (despesa do SNS desceu 6,6 % em Janeiro de 2011, in http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=11469), retira o protagonismo que esta luta merece.


Relativamente ao segundo ponto (Criação de uma Comissão de Acompanhamento da Comissão de Toponímia) o voto contra justifica-se porque:

2.1 -Se de facto a Comissão não está a fazer o seu trabalho devidamente, os responsáveis devem ser chamados à responsabilidade por quem de direito. Não vemos necessidade na criação de uma comissão de acompanhamento da comissão para resolver o problema, deixando apenas uma pergunta:

Se a comissão de acompanhamento da comissão de toponímia por qualquer motivo não exercer devidamente a missão a que se destina, criamos no concelho uma... Comissão de Acompanhamento da Comissão que Acompanha a Comissão de Toponímia? A ninguém parecerá razoável!

Cumprimentos,

O Secretariado da Concelhia da Juventude Socialista de Fornos de Algodres

8 comentários:

  1. Onde estava o PS de Fornos, durante estes 15anos de governo do seu próprio partido? Quantas reivindicações fez ao partido para melhorar o interior do país?

    É engraçado como a coerência e o descaramento só são lançados sempre à outra parte!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem jovens, é assim que se desmascaram os verdadeiros mentirosos, aqueles que dão o dito por não dito.Vêm com moções,para se fazerem de vitimas e taparem os olhos ao povo. Então esses JSD ou PSD Fornos não vêem que este Povo, só os quer ver pelas costas.
    Parabéns Jovens, sois o futuro de Fornos.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo autor do primeiro comentário, agradecemos o facto de podermos contar com o seu contributo neste espaço livre de debate em que todos podem argumentar!

    Permita-nos que antes de responder às suas questões anotemos com particular agrado, que relativamente à nossa argumentação nada referiu que fosse passível de a colocar em causa.

    Quanto às suas questões prestamos os seguintes esclarecimentos:

    Inauguração do Centro de Saúde de Fornos de Algodres, António Correia de Campos (Ministro da Saúde),Governo Partido Socialista!

    http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=758096,

    Inauguração do Tribunal de Fornos de Algodres, Primeiro-ministro de Portugal, António Guterres e Vera Jardim, Ministro da Justiça, Governo Partido Socialista!

    http://www.freipedro.pt/tb/061197/reg1.htm

    Inauguração do último troço da A25, José Sócrates, Primeiro-ministro de Portugal, Governo Partido Socialista!

    http://www.publico.pt/Sociedade/ultimo-troco-da-a25-e-hoje-inaugurado-por-jose-socrates_1271885

    Até aos dias de hoje este troço, A25, nunca foi sujeito a portagens por convicção do Partido Socialista e do Primeiro-ministro José Sócrates, contando sempre com a oposição do PSD relativamente a esta medida.

    http://www.youtube.com/watch?v=IHWqQ3hVK0Y

    Estes são apenas alguns (há muitos mais!)exemplos do que os sucessivos governos do PS têm feito por Fornos de Algodres. Os sucessivos Governos do PS deram as ferramentas mais do que necessárias para que Fornos fosse um concelho diametralmente diferente daquele que hoje todos conhecemos. Se tal não foi conseguido ao poder local devem ser imputadas as maiores responsabilidades.

    Cordialmente,
    Juventude Socialista de Fornos de Algodres

    ResponderEliminar
  4. Ao consultar os blogs das forças políticas de Fornos de Algodres, conclui que duas formas diferentes de fazer passar ideias. Enquanto os blogs do PS Fornos, debatem a política com problemas de Fornos, o blogs do PSD Fornos, apenas e só apenas debate problemas da política nacional. Será que têm algo a esconder com os problemas de Fornos. Deixem a política Nacional para o Governo e oposição, nós vamos fazer um debate sério e construtivo por Fornos. Só assim os Fornenses ficam esclarecidos.

    ResponderEliminar
  5. Se querem fazer um debate sério e construtivo por Fornos, apresentem uma ideia para Fornos. Só uma. Nunca ninguém ouviu uma ideia do PS em Fornos. As unicas ideias do PS em Fornos são: a rotunda da estação, a curva do Pêro Moniz e a rotunda da zona industrial (agora já não falam desta).
    Por amor de Deus... Então o PS, que SEMPRE votou a favor de TODAS as obras que levaram à divida que hoje temos (incluindo trabalhos a mais), vem agora dizer que a culpa é só dos outros? Assumam as vossas responsabilidades, pelo menos uma vez na vida...
    Quanto às portagens, parece que o PSD fez um grande favor ao PS ao viabilizar a vontade do Governo de arrecadar mais receita com as scuts. E vamos ter a prova de que o Governo quer estas portagens mais do que o PSD Nacional quando determinar o seu preço. E aí já não poderão desculpar-se com o PSD. A definição do preço é da exclusiva responsabilidade do Governo.

    ResponderEliminar
  6. As declarações não são da auto-recriação de Rui Rio (que aliás não pertence aos órgãos do PSD). Ele falava em nome da Área Metropolitana do Porto, ou seja, em nome dos Presidentes de Câmara da região do Grande Porto (onde os Presidentes não são todos do PSD). Falhou essa tentativa de enganar o pessoal com este vídeo Ele não tem nenhuma relação com o PSD.
    No vídeo de Passos Coelho, ele relata o resultado da negociação com o Governo (portanto há 2 responsáveis) que passa pelo principio de que quem utiliza deve pagar (em vez de serem mais um aumento de impostos a suportar este custo) mas, admite negociar excepções que favoreçam as regiões com menos PIB. E o que é que o Governo fez? Não negociou. Definiu ele próprio o esquema de isenções. Agora que assumam todos a responsabilidade.
    A questão é muito simples: como os ultimos anos de Governo PS destruiram as finanças do país, agora temos de pagar as SCUTS, mais impostos, desde ontem, receber menos pensões, etc, etc.
    A moção que o PSD de Fornos apresentou não diz nem uma mentira. É tudo verdade. Por isso se percebe a vossa incapacidade para a contrariar. Ou alguém a contrariou na Assembleia?

    ResponderEliminar
  7. Mais vale apagarem o ponto 1.2.
    Se está tudo tão bem , para que serve um novo pacote de austeridade?
    Não percebem que estão isolados a defender o indefensável?
    Se insistirem em defender o Governo, não tarda vão parecer o ministro da informação do Iraque...

    ResponderEliminar
  8. Relativamente aos últimos três comentários prestamos os seguintes esclarecimentos:

    1 - É com particular agrado que nos damos conta que hoje a sociedade fornense vê neste blog (o tal meio que alguns repudiavam aqui à uns tempos atrás)um espaço de debate de ideias, no qual tudo o que sejam argumentos é publicado, sem qualquer tipo de reservas!

    2 - Remetemos para o programa eleitoral do Partido Socialista às últimas autárquicas as ideias que o partido propunha para o nosso concelho. Aliás o próprio PSD já retirou desse mesmo programa uma medida que não constava do seu programa, nomeadamente a oferta dos manuais escolares a todas as crianças do concelho.

    3 - Dizer que Rui Rio não é e citamos "Ele (Rui Rio)não é ligado ao PSD" é no mínimo caricato. Tenhamos o mínimo de razoabilidade naquilo que escrevemos!

    4 - O novo pacote de austeridade surge de modo a garantir que efectivamente o défice será de 4,6% em 2011, 3% em 2012, e 2% em 2013. As medidas são difíceis e obviamente impopulares, mas este Governo e o povo português já deu provas recentemente que têm capacidade para colocar as contas em dia. Todos se recordarão dos 6,2% de défice com que o PSD deixou o País, sem crises do SubPrime (a maior crise financeira mundial desde 1930), sem crises das dívidas soberanas dos países periféricos, sem escalada dos preços do petróleo, em suma, sem nada que justificasse tal valor. O défice diminui consideravelmente todos os anos com o governo do partido socialsita, tendo aumentado do pico da crise da crise do Subprime, 2009! Nesse ano Portugal teve uma recessão inferior à média da zona euro, com custos obviamente do lado do défice. (http://www.ionline.pt/conteudo/46512-economia-portuguesa-com-melhor-desempenho-que-zona-euro-no-4-trimestre)

    5 - A questão das SCUTs é evidente para todos, foi uma imposição do PSD. Se é verdade que houve 2 responsáveis, se é verdade que foi negociado, se é verdade que o primeiro ministro sempre defendeu a não introdução de pagamentos nas Scuts e o PSD sempre as defendeu constando inclusivamente do programa eleitoral do candidato do PSD, Pedro Santana Lopes em 2005, quem as terá imposto a quem? Rápida conclusão e fácil resposta: PSD, Pedro Passos Coelho! Daí a pergunta, desde 2005 o que fez o PSD de Fornos para alterar esta ideia que sempre reinou na ideologia Social Democrata?

    6- Acreditamos também que o último anónimo não comparará a chanceler alemã ao ministro de informação do Iraque(http://noticias.pt.msn.com/Politica/article.aspx?cp-documentid=156441645), muito menos Jean Claude Trichet, Governador do Banco Central Europeu (http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1804168), ou estaremos equivocados?

    Gratos pela participação e exposição dos argumentos,

    A Juventude Socialista de Fornos de Algodres

    ResponderEliminar

Mensagens populares