segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Comunicado Juventude Socialista de Fornos de Algodres


Fornos de Algodres, 27 de Dezembro de 2010

A Juventude Socialista emite este comunicado de modo a esclarecer os cidadãos relativamente aos seguintes pontos:
1. O nosso projecto político assenta num movimento genuíno assente nos valores que norteiam o Partido Socialista, sendo nosso objectivo servir o concelho sem dele nos servirmos.

2. É com orgulho que damos a possibilidade de criticar as nossas actividades a algumas forças políticas existentes no nosso concelho. Só os que agem estão habilitados para mudar o futuro. Não contem connosco para emitir comunicados em épocas festivas, apenas e somente porque é tradição fazê-lo.


3. Há quem nos acuse de exibicionismo à custa da solidariedade. É importante que fique bem claro que a Juventude Socialista NUNCA, repetimos NUNCA, distribuiu de forma directa qualquer apoio social que tenha recolhido nas duas campanhas que lançámos “Comparticipação das Vacinas Prevenar ou Synflorix para todas as crianças do concelho de idade dos 0 aos 2 anos” e a “Campanha Jovem Solidário” (campanha de recolha de roupa de criança, brinquedos, livros, etc. a ser distribuídos por uma instituição a todas as crianças carenciadas do nosso concelho). Orgulhamo-nos da forma como a sociedade olhou para estas duas campanhas sociais e percebeu claramente que iam muito para além daquilo que é o interesse partidário. Os que não entendem isto, não vale a pena explicar…porque está provado…não iriam compreender!

4. Assinalamos o facto de para alguns as actividades lúdicas apenas serem permitidas em campanha eleitoral, porque nessa altura o que interessa é o convívio com aqueles que durante quatro anos nunca estiveram presentes. É um ritual de saudosismo que rejeitamos em absoluto! Continuaremos com actividades lúdicas sempre que as mesmas se justifiquem, pois são uma forma de aprofundar o relacionamento das pessoas e da nossa organização com a sociedade.

5. Não contem com a Juventude Socialista para criticar blogues utilizando um blogue, ou criticar os comentários anónimos em blogues onde são permitidos comentários anónimos. A seriedade da nossa acção obriga a que tenhamos um blogue sério, o que obriga a um grande trabalho ao nível da moderação dos comentários, mas tal como anteriormente…só os que agem estão habilitados para mudar o futuro!

6. Escrever que sempre tivemos e teremos orgulho em dizer “Sou de Fornos de Algodres” é algo que qualquer um pode escrever, mesmo que nunca o tenha verdadeiramente sentido. O orgulho sentido provém das nossas raízes, mas só aqueles que nunca o sentiram podem ficar indiferentes ao arrastar do nome do nosso concelho pela lama de todas as conversas de gestão autárquica por esse país fora. Somos o exemplo do que não se deve fazer para todas as autarquias deste país, e se alguns sentem nisso orgulho, nós jamais partilharemos tal sentimento.

Deixamos apenas uma frase que a nós nos envergonha mas a alguns parece orgulhar, de um ex-líder do PSD, o Dr. Luís Filipe Menezes quando questionado sobre o endividamento da sua autarquia (Vila Nova de Gaia),

"Não se pode comparar Gaia com Fornos de Algodres e a Vidigueira” – em
http://forumemprego.net/topic/luis-filipe-menezes-anuncia-protocolo-que-vai-criar-1000-empregos

A nossa acção permite aos jovens que estão no projecto da JS ter orgulho em ver o nome de toda a estrutura, o nome do concelho, e não desta ou daquela figura serem destacados pela positiva em encontros de âmbito nacional. É deste orgulho que falamos, do orgulho em agir na sociedade de forma criativa, pioneira, inovadora marcando um tempo que parecia condenado ao abismo, mas que será certamente apenas o início de um brilhante futuro para o nosso concelho.
Daí que seja nosso objectivo aprofundar este sentimento, de modo a que cada vez mais fornenses possam dizer alto e com mais convicção:

“Tenho Orgulho em Dizer - Sou de Fornos de Algodres”

A nossa acção política (feita por nós e não delegada em terceiros) será sempre feita próxima das pessoas, uma vez que a nobreza do acto político é medido em função da sua capacidade para encontrar soluções face às necessidades das populações.

Terminamos este comunicado com uma pequena citação de Eduard Bernstein:

“Os Homens têm cabeça, logo podem agir como quiserem”

3 comentários:

  1. O facto do "nosso" endividamento, nao vede ser vergonhoso para ninguem, a menos que tenha participado na sua efectivacao, e que ele tenha sido sem obra.
    Nao podemos negar que obra tem havido, se so ela o justifica isso e que nao sei!
    Eu diria que se construiram alguns elefantes brancos, sem haver para eles utilizacao, por falta de gente, mas sao opcoes que tem que ser feitas, ou nao!
    Mas se nao tiver-mos orgulho ou gosto pela nossa terra, quem o vai ter, os de fora?

    ResponderEliminar
  2. Pergunto-me o que é que a Cãmara de fornos tem que as outras nao tem , que infraestruturas possui , que nao existam nos outros concelhos , que diferenças , de certo abismais e gritantes nos separam e nos destacam pela positiva dos restantes conçelhos, para haver um tal nivel de individamento Cãmarario , em relaçao a todos os outros conçelhos ? Como imigrante reçem chegado Nao consigo perceber . Deixo nos blogues politicos em voga a pergunta . obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Não posso deixar de tecer alguns comentários sobre o que vou vendo, nomeadamente, em ver a aflição de uma série de pessoas sem saber o que fazer face à posição séria e marcante que, nós, JS de Fornos, estamos a tomar.

    Quem faz política (e quando digo política aqui, falo de projectos, ambições, desafios, inovações, melhorias na qualidade de vida, investimento nas pessoas e na sua formação, tantas e tantas coisas) deve em primeiro preocupar-se consigo mesmo, sobre as suas capacidades e sobre as suas ideias, ideologias, em vez de estar sempre a olhar para o lado. Isso é uma grande demonstração de fraqueza e insegurança. E este tipo de comentários que vou encontrando por aqui, daqueles que são contra os nossos objectivos/ideias, são apenas a prova da sua completa insegurança, está mais do que evidente.

    Só me deixa obnibulada o facto de esta gente pensar que este tipo de comentários nos intimidam. O melhor mesmo era eu estar para aqui com ataques , para poderem ter algum tipo de base onde possam construir a argumentação, que será fundamentalmente constituída por meras acusações muito pouco fundamentadas mas bastante explícitas da raiva que sentem por nós ,também bastante esclarecedores quanto á capacidade nula de diálogo e de interacção com as pessoas da sociedade.

    Tentem ser um pouco mais subtis na forma como expõem as vossas convicções.

    Acredito convictamente que qualquer dia possamos ser acusados de provocar colapsos!

    ResponderEliminar

Mensagens populares